Reflexologia Podal


A Reflexologia é uma técnica específica de pressão, que através da estimulação de pontos onde os órgãos do corpo se encontram refletidos, promove o equilíbrio, o bem estar e estimula a capacidade de auto-cura do organismo. Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral.

 A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística que provoca o relaxamento ao mesmo tempo em que reequilibra o organismo sendo por isso curativa e preventiva de desequilíbrios fisiológicos. Os pés representam um microcosmo do corpo tendo aí todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo refletidos. 

Através da pressão nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos, e utilizando técnicas especificas de massagem, são enviados estímulos para o cérebro no sentido de provocar mudanças fisiológicas no organismo estimulando o potencial de cura interno. Pode ser utilizada como meio preventivo e para aumentar o bem estar ou para situações específicas. 

A reflexologia consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos localizados nos pés, possuem ligações com os nossos órgãos vitais e por esse motivo quando massageados, resultam em curas e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles. A reflexoterapia não cura as doenças. Ela estimula a energia vital em pontos específicos ajudando que o organismo se auto recupere. 

A massagem provoca reações no organismo, e essas reações manifestam nas doenças. 
A pressão exercida no ponto correto do pé relaxa o corpo, descontrai músculos, descontraem vasos sanguíneos, melhora a circulação estimula a produção de endorfina e serotonina, que são uma espécie de analgésico que o próprio corpo produz contra sensações de dor. 

A reflexologia podal pode auxiliar na cura de inúmeras doenças, mas é de extrema importância consultar uma especialista, primeiro para que ele faça um diagnóstico dos seus problemas de saúde, e possa orientá-lo de forma adequada e depois para que ele possa aplicar de forma correta a reflexologia. Os resultados só são efetivos após algumas sessões regulares. 

A Reflexologia é eficaz no combate a úlceras, gastrites, prisão de ventre, má digestão, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, hérnias, diarréias e hemorróidas. Também é eficaz no tratamento de infecções, asma e bronquites, rinite, sinusite, faringite, rouquidão e constipações. Pode ainda aliviar dores musculares e lombares, torcicolos, artrite, artrose, tendinites e reumatismo.

 A Reflexologia é um tratamento suave, que pode proporcionar muitos benefícios. Pode concentrar-se numa área, doença ou desconforto em particular ou pode tomar a forma de uma massagem relaxante a para ajudar todo o corpo a libertar-se de toxinas, stress, cansaço, e angustia. 

Quem deve evitar este tipo de tratamento? 
Como auxiliar a outras formas de tratamento, a reflexologia é geralmente considerada bastante segura. No entanto, se você tem feridas ou coágulos, trombose, flebites, úlceras ou outro tipo de problema vascular nas pernas, você deve discutir primeiro com seu médico o uso ou não da reflexologia. Informe ao seu reflexologista se você usa marca-passo ou se tem cálculo biliar, pedras nos rins, sabendo destas informações, ele saberá que deve evitar estimular certas áreas dos pés. 

Se você está grávida converse com seu obstetra que você pretende fazer este tipo de tratamento e caso ele a autorize, informe seu reflexologista do seu estado, visto que algumas evidências sugerem que a estimulações vigorosas nos pés pode induzir à contração uterina. 

Quais são os efeitos colaterais? Não são conhecidos efeitos colaterais para o tratamento de reflexologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário